Este conteúdo está disponível para usuários cadastrados.
Você pode se cadastrar e fazer login gratuitamente para acessar todo o conteúdo da 3tres3.com.

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Custos de produção de suínos sobem em abril

Os custos de produção de suínos acumularam altas em abril de 2025 nos principais estados produtores e exportadores, conforme estudos conduzidos pela Embrapa Suínos e Aves através de sua Central de Inteligência de Aves e Suínos.

14 Maio 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O custo de produção do quilo de suíno vivo alcançou R$ 6,44 em Santa Catarina em abril, representando uma elevação de 0,32% em relação ao mês de março. No ano, o ICPSuíno já subiu 3,71%, e o acumulado nos últimos 12 meses é de 14,42%, com o índice da Embrapa chegando aos 368,25 pontos. A ração dos animais se destacou como o principal componente de custo, com um aumento de 0,22% no mês e 13,38% no acumulado dos últimos 12 meses, atingindo uma participação de 72,21% no custo total de produção.

Os estados de Santa Catarina e Paraná são referências nos cálculos dos Índices de Custo de Produção (ICPs) da CIAS devido à sua posição como maiores produtores nacionais de suínos e frangos de corte, respectivamente. No entanto, a CIAS também oferece estimativas para outros estados brasileiros. Essas informações são fundamentais para indicar a evolução dos custos nesses setores produtivos.

É importante que suinocultores monitorem a evolução dos seus próprios custos de produção, utilizando esses índices como referência para a tomada de decisões estratégicas.

Revisão de coeficientes técnicos – Em janeiro de 2025, foram alterados os coeficientes técnicos para o cálculo dos custos de produção de suínos no Paraná e no Rio Grande do Sul. As principais mudanças decorreram da alteração na formulação das rações, da separação dos custos com transporte de ração dos custos com alimentação animal (ração) e dos custos com insumos veterinários.

Aplicativo Custo Fácil – O aplicativo da Embrapa agora permite gerar relatórios dinâmicos das granjas, do usuário e das estatísticas da base de dados. Os relatórios permitem separar as despesas dos custos com mão de obra familiar. O Custo Fácil está disponível de graça para aparelhos Android, na Play Store do Google.

Planilha de custos do produtor – Produtores de suínos integrados podem usar na gestão da granja a planilha eletrônica feita pela Embrapa. A planilha pode ser baixada de graça no site da CIAS.

Figura 1. Custos de produção de suínos e aves no Paraná.
Figura 1. Custos de produção de suínos e aves no Paraná.
Figura 2. Custos de produção de suínos e aves em Santa Catarina.
Figura 2. Custos de produção de suínos e aves em Santa Catarina.
Figura 3. Custos de produção de suínos e aves no Rio Grande do Sul.
Figura 3. Custos de produção de suínos e aves no Rio Grande do Sul.

13 de maio de 2025 /EMBRAPA/ Brasil
https://www.embrapa.br

Comentários ao artigo

Este espaço não é um local de consultas aos autores dos artigos, mas sim um local de discussão aberto a todos os usuários da 3tres3.
Insira um novo comentário

Para realizar comentários é necessário ser um usuário cadastrado da 3tres3 e fazer login:

Você não está inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.br

Faça seu login e inscreva-se na lista

Você não está inscrito na lista Notícias

Um boletim de notícias sobre o setor suinícola

Faça seu login e inscreva-se na lista

OSZAR »